terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Alimentos produzidos com soja transgênica


Você sabia que os produtos que utilizam soja transgênica são obrigados a trazer no rótulo essa informação? Enfim essa lei começa a ser cumprida, graças a uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo após uma denúncia do Greenpeace. O primeiro lote de produtos a sair com o rótulo de acordo com a lei é o óleo de soja Soya, o mais comercializado no Brasil.
Esse é um grande passo para a rotulagem dos alimentos transgênicos. As pessoas ainda não têm idéia do que essa rotulagem representa: existem inúmeras leis municipais e estaduais que tratam de alimentos transgênicos - leis que até agora não tinham como ser cumpridas porque não havia nenhum produto rotulado no mercado. Agora, essas leis terão que ser colocadas em prática.
De acordo com o blog do Greenpeace, no estado do Acre, por exemplo, é proibida a venda de qualquer produto feito com transgênicos. No estado do Rio de Janeiro, as merendas escolares não podem conter nenhum produto derivado de transgênicos. E a melhor: na Cidade Maravilhosa, qualquer supermercado que venda um produto derivado de transgênico terá que colocar um aviso na gôndola, e os bares e restaurantes cariocas que usarem produtos transgênicos na elaboração de itens destinados ao consumo humano deverão informar isso aos clientes. É claro que seria melhor que não tivesse nenhum produto rotulado nos supermercados. Mas já que a soja transgênica está sendo usada, então o mínimo que as empresas têm que fazer é informar. Assim cada um pode escolher o que vai levar pra casa. E assumir a sua parcela de responsabilidade na proteção do meio ambiente.

Ah, aproveitem para dar uma olhada no guia de alimentos que são produzidos com soja transgênica:

Nenhum comentário: