segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Um momento

Hoje eu postei no Aprendiz de Feiticeiro um pequeno trecho do filme "O Grande Ditador", um clássico do cinema sob todos os pontos de vista. Na minha modestíssima opinião uma obra prima da humanidade.
No final do filme temos um discurso do personagem de Chaplin. Aí está a questão:

"Companheiros, não vos entregueis a seres brutos que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias, os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano, que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquinas! Homens é que sois! E com amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não fazem amar, os inumanos ."

Minha "Grande Dúvida": Qual essência tem mudado dos anos 40 do século passado até chegarmos à 2008?




Ps: fica este presente ao meus prezados leitores que acompanham somente o cidade zum zum zum. No Blog do Aprendiz está o texto do discurso disponível.
Para aqueles que estão vendo pela segunda vez, eu peço minhas humildes desculpas, porém não podia deixar de publicar.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que a grande diferença é que no passado era mais fácil reconhecer os ditadores. Hoje as artimanhas para "arrebanhar e conduzir a massa" são mais sutis.
Como diz Pitty: "Seja você mesmo que seja estranho".