terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Chaves - El General Fanfarón



Ultimamente, devido ao nosso general fanfarón (em um portuñol selvagem) aprendemos duas expressãozinhas em espanhol: "Por que no te calas!?" y "és uma mierda".

Pois bem, agora sai a notícia que Chaves, não o personagem mexicano, quer banir das escolas venezuelanas o ensino do idioma de Shakespeare, o Inglês.

Sua idéia é que excluindo a matéria do currículos escolares de sus niños, estaria combatendo o imperialismo yankee. All right my dear!!!

A cruzada "puritanista" do general está ficando cada vez mais bizarra. Preservar o espanhol venezuelano de expressões inglesas, assim como alguns puritanistas brasileños desejam por aqui, é no mínimo burrice. Não é com autoritarismo e censura que as influências estrangeiras contaminarão ou não a língua pátria.
A melhor maneira de conservar a identidade cultural - e linguística - de seu povo, e assim protegê-los contra o estrangeirismo é com uma educação de alto nível, do ensino fundamental ao superior. Por meio do discernimento, a Venezuela poderá escolher o que é bom e o que é ruim para agregar na sua cultura.
Ditadores vem e vão (expressão já dita por mim anteriormente) e a Venezuela e seu povo é muito maior do que Su General, pero no lo saben todavia.




Um comentário:

Sandy Sousa disse...

enquanto isso e cada vez mais, os americanos tentam aprender a lingua dos "inimigos", o árabe. Os que falam árabe nos EUA estão ganhando rios de dinheiro... por que será? porque é o conhecimento que traz conquistas, uai... até eu sei disso...rs...
Mas voltando ao Chaves, o espanhol é a segunda língua falada nos EUA, e é a língua estrangeira aprendida nas escolas. Os yankees aprendem espanhol, porque "cargas d´água" os venezuelanos não podem aprender inglês? é preciso conhecer a língua dos "inimigos" deles... tática dos próprios americanos!