domingo, 24 de fevereiro de 2008

De perto, ninguém é normal...


Já faz um tempo (para ser mais exata, mais de dois anos), que as professoras do meu filho vêm me alertando para alguns sintomas no comportamento dele, que podiam ser sinais de hiperatividade... coloquei o bichinho no yoga para crianças, levei em psicopedagoga, psicóloga, matriculei-o em curso de música, pintura experimental, levei na Igreja... tentei de tudo... ele sempre com aquela agitação toda... só não queria levá-lo ao psiquiatra. Mas enfim, me rendi. Levei meu pequeno ao médico, que o diagnosticou com TDAH... traduzindo: Transtorno de Atenção e Hiperatividade. Tudo bem, já estava preparada para isso (nesse tempo todo eu achava que ele podia ser hiperativo, só não queria acreditar!) e, agora, sei que com medicação, ele vai ficar bem.


O que eu não estava preparada era ouvir do médico que eu também tinha TDAH e transtorno bipolar de humor (é que durante a consulta, que durou 1h20 minutos, ele fez várias perguntas, conversamos sobre muitas coisas e ele chegou a essa conclusão também). Eu já sabia que eu não era normal, mas nem tanto anormal assim...


Cheguei em casa e parei para pensar na vida. A TDAH não justifica, mas explica muitas coisas pelas quais eu passei e poderia ter ficado sem... como por exemplo, quase ter sido jubilada na faculdade de jornalismo (Facomb/UFG), por causa das faltas. Acreditem, eu ia ao Campus quase todos os dias, só não entrava na sala de aula.... muitas vezes, entrava, mas chegava atrasada, então perdia a presença nas primeiras aulas. Também não conseguia ficar muito tempo lá, sentada, assistindo aula, apesar de gostar tanto do curso... Aff... quanta coisa teria sido evitada se eu soubesse disso antes...


Mas o bom vem agora: pesquisei numas comunidades do Orkut sobre o DDA (sinônimo da TDAH - é mais bonitinho e fácil de falar: "DDA"...rs...) e vi o tanto que tem doidinho igual a mim... e as loucuras que o povo já fez por falta de atenção, devido à doença. Daí comecei a lembrar das minhas 'doidices': uma vez, me arrumei toda para ir a uma festa de 15 anos da filha de uma amiga. Roupa, cabelo, maquiagem... tudo perfeito. Mas quando chego na festa (já lá dentro!), percebo que esqueci de calçar o sapato... estava com uma chinela enorme do meu sogro...rs... sabe aquelas Samoas antigas? parecia uma canoa... pois é... sentei numa mesa lá no cantinho, escondendo o pé... aff... foi soda! E teve muita coisa pior... mas outro dia eu conto...


Abraço a todos!!!


ps.: estou feliz com a descoberta, pois agora vou tomar os remedinhos e os parafusos soltos vão ser apertados. Bem, eu espero!

2 comentários:

Sandy Sousa disse...

putz, não tinha reparado na camiseta do Flamengo que o Calvin está usando... é soda!

Renato Santiago disse...

Já gritei a pouco tem que "As aparências esmagavam", sim elas esmagam, tanto para o bem quanto para o mal.
Sem querer ser Poliana, ou mesmo querer bancar o expert de auto-ajuda, a verdade é que não existe obstáculos.
Tudo é força que motiva nossas pernas a caminhar.