quinta-feira, 22 de maio de 2008

Corpus Cristi


Aviso Geral!

Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade ou Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).

Fonte: Wikipédia


Arquidiocese celebra Corpus Christi na Praça Cívica

No dia 22 de maio, os fiéis da Arquidiocese de Goiânia se unirão em uma só celebração na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, na Praça Cívica, Centro de Goiânia. A concentração será a partir das 16h e a missa, presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, às 17h.
Ao final da missa, a tradicional procissão Eucarística percorrerá a Avenida Araguaia, a Rua 2 e a Avenida Tocantins, que estarão enfeitadas com mais de 200 tapetes de serragem. A confecção dos mesmos será feita no dia da solenidade, das 8h às 14h. Os fiéis de algumas paróquias de Goiânia e Aparecida de Goiânia coordenarão os trabalhos, mas outras pessoas também podem colaborar com esse serviço.
Segundo o integrante da equipe de preparação da Solenidade, padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, esta celebração é especial por dois motivos: por ser a confissão pública da fé da Igreja na Eucaristia e o sinal visível da unidade que a Igreja vive em torno desse sacramento.
Adoração
Em preparação à Solenidade de Corpus Christi, será realizada, na Catedral Metropolitana, a jornada das “40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento”. O ato devocional começará às 8h do dia 20 de maio, terça-feira, e seguirá durante esse dia e a quarta-feira, dia 21.
No encerramento, véspera da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, à meia-noite, o arcebispo preside a celebração Eucarística. Os movimentos, os grupos e as pastorais da Catedral estão escalados para os momentos de adoração.

Fonte:. Arquidioses de Goiânia

Nenhum comentário: