terça-feira, 6 de maio de 2008

Quem é o São Caetano


Associação Desportiva São Caetano é um clube brasileiro de futebol da cidade de São Caetano do Sul, SP, fundado em 4 de dezembro de 1989.
O São Caetano era apenas mais um time pequeno do Brasil até participar da Copa João Havelange em 2000. Entrou no torneio no Módulo Amarelo, equivalente à segunda divisão nacional. Um ano antes, em 1999, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, liderou com folga a primeira fase do campeonato mas caiu diante do Santa Cruz, do Recife.Em 2002 foi vice campeão da Copa Libertadores da América , perdendo para o Olimpia.
Na Copa João Havelange, o time conseguiu o vice-campeonato do Módulo Amarelo, perdendo para o Paraná Clube. A conquista deu ao clube acesso ao mata-mata decisivo da competição, e a chance de encarar os "grandes" do futebol brasileiro. O primeiro adversário foi o Fluminense. Após empatar por 3x3 o jogo de ida, no Parque Antártica, o clube foi ao Rio de Janeiro e eliminou o tricolor carioca, com uma vitória por 1x0, gol do atacante Adhemar, em pleno Maracanã lotado, com mais de 70.000 torcedores . Posteriormente, o clube perderia o título brasileiro para o Vasco, em jogo confuso, no Estádio de São Januário depois de eliminar grandes equipes, como Palmeiras e Grêmio.
Nascia ali a carreira do São Caetano como um clube "de chegada", referendada com os vice-campeonatos do Campeonato Brasileiro de 2001 e da Copa Libertadores da América de 2002. Em 2004, o clube conquistou seu primeiro título de primeira divisão, o Campeonato Paulista, sob o comando de Muricy Ramalho.
Mas ainda nesse mesmo ano o São Caetano sofreria o maior golpe de sua história: em um jogo contra o São Paulo, em 26 de outubro, o zagueiro Serginho faleceu em campo, em decorrencia de uma parada cardíaca. O clube foi punido com a perda de 24 pontos na classificação terminando assim na 18º colocação.
Em 2005, o time não repetiu as campanhas brilhantes do passado ficando em 5º lugar no Campeonato Paulista, sendo eliminado pelo Treze da Paraíba na Copa do Brasil e ficando no 18º lugar no Campeonato Brasileiro escapando do rebaixamento na última rodada. Em 2006, o time não conseguiu escapar do rebaixamento e disputará a Série B em 2007.
Em 2007, com o comando de Dorival Junior, o São Caetano estava dando a volta por cima, pois chegou a final do Campeonato Paulista, depois de eliminar nas semifinais o São Paulo, atual campeão brasileiro, em uma partida impecável em pleno Morumbi. No primeiro jogo, contra o Santos, no dia 29 de abril, o São Caetano ganhou por 2 a 0, podendo perder o segundo jogo por 1 gol de diferença ou empatar para ganhar o título. No jogo de volta o Santos conseguiu igualar o placar fazendo um resultado de 2 a 0, o que fez o time do litoral conquistar o Campeonato Paulista em função do regulamento.Após a constante troca de técnicos sendo o último Amauri Knevitz na Série B, o São Caetano não conseguiu repetir o mesmo desempenho e ficou no 10º lugar.


Fonte: Wikipédia

Metodologia: CTRL C + CTRL V

Nenhum comentário: