segunda-feira, 26 de maio de 2008


Mulheres e homens,
Eu estou preocupado com a alta dos preços de alimentos. Segundo leio, devido a especulação no mercado agrícola.
Vejam até onde chegamos com nossa ganância. Justiça, é ganhar dinheiro na venda de comida, agora enriquecer especulando o preço de alimentos é algo monstruoso, que ultrapassa a desumanidade.
Os efeitos a médio prazo, se tais fatos persistirem, é uma exclusão alimentar e um genocídio em escala global (lógico, de população pobres dos palpérrimos países no continente africano e asiático).
A América Latina também sentirá os efeito da inanição de seus pobres e se uma forte política emergêncial social não for implementada, as coisas tendem ir de mal a pior. Especificamente o Brasil (que alguns consideram o celeiro do mundo), precisa de ações que realmente fomente os pequenos agricultores - os latifundiários tende a exportar - pois são eles que abastecem o mercado interno.
Quando eu indico fomento de pequenos agricultores não entenda somente em crédito agrícola com baixas taxas de juros, mas condições para a produção, como novas tecnologias e acesso a boas matrises entre outras infinitas medidas. Uma efetiva reforma agrícola já passou de hora de acontecer.
O mundo mostra o quanto estamos ultrapassados com os modelos que vivemos.

Nenhum comentário: