terça-feira, 15 de abril de 2008

Este assunto é de segurança nacional

Senhoras e senhores,

Ontem, um ladrão invadiu nosso quintal e robou um botijão de gás. O efeito disso foi uma insegurança tal que correntes e cadeados foram adquiridos para fortificar os portões e as portas de forma urgente.
Segurança é assim mesmo, um requisito básico para a sobrevivência. Todos almejam sentir-se seguros.
Pessoas casam, ambicionam empregos melhores e reforçam as entradas de seus lares, a busca por um ambiente confiável é permanente.
Arrisco-me até a inferir que a sensação de segurança está intimamente ligada a sensação de bem-estar. A questão central é: e quando a harmonia é violada?
Daí vamos chegar a uma indústria bilhonária, a indústria do medo e da insegurança e seus produtos e serviçõs são: religiões apocalípticas, armas, alarmes, carros blindados, condomínios fechados, câmera de segurança, jornais sensacionalistas e uma efusão de apetrechos mortíferos que desafiam nossa sanidade.
Isso porque temos uma polícia mal aparelhada, profissionais de segurança pública corruptos, um judiciário desacreditado, cadeias como "escola do crime" e principalmente os poderes, executivo, legistativo e judiciário, que não estão dando a mínima para a população brasileira.
Logo todos se defendem como podem e a esquisofrenia social encarrega de detonar o boon da violência urbana - justiça com as próprias mãos e impunidade perene.
Alguns pseudos profissionais de comunicação vociferam em seus jornalecos policiais "enquanto cidadãos se trancafiam em suas casas, os bandidos estão soltos", ou nossa patética vida chegou a seu estágio final ou vivemos num paradoxo lamentável e irônico.

Ps:. Algumas dezenas e milhares de pessoas que assistiram ao filme Tropa de Elite sairam da sala de cinema com a alma lavada, uma sensação de que a justiça se apoia na vingança. Nota-se que o rosto bárbaro da sociedade democrática e civilizada, tanto do lado dos mocinhos, quanto do lado dos bandidos.





Nenhum comentário: