terça-feira, 15 de abril de 2008

Shake Brasileiros


Os Militares diziam que o Brasil era o país do futuro. Trinta anos depois eu lamentavelmente concordo: O Brasil é o país do futuro.
O futuro está em fontes energéticas, e o potencial energético brasileiro é beirando ao infinito.

a) Energia elétrica extraídas de usinas hidroelétricas é a segunda principal fonte. Mesmo com poucos investimentos em novas usinas, início do sucateamento das linhas de transmissão, ter os principais rios assoreados e enorme impacto ambiental, ainda há uma grande viabilidade de multiplicar essa matriz. O Governo aposta em uma parceria público privado ( chamadas PPPs), mas aí precisaríamos de uma forte agência regulamentadora, hoje a Aneel não corresponde.

B) Bio-combustível é a meninas dos olhos do governo Lula. O Banco do Brasil está louquinho para financiar os agricultores - lembram-se do pró-Alcool!
Temo pela fronteira agrícola-alimentícia se encolha, a demanda por alimentos aumente na mesma proporção que a oferta se retraia. O que teríamos é um cenário de alta nos preços dos alimentos em detrimento a alavancar e abastecer o mercado brasileiro e mundial de bio-combustível.

C) Duas grandes recentes descobertas petrolíferas, a bacia de Tupi e a área Pão de Açúcar na Bacia de Santos, farão do Brasil saltar para terceiro maior produtor petrolífero do mundo.
C.1) Qual será a qualidade desta matéria prima.
C.2) Todas as regiões que são líderes na extração de petróleo existe, grandes desigualdades sociais, instabilidade política e conflitos armados.

Posso estar sendo um pouco pessimistas, mas os fatos falam por si só. Se o Brasil é o país do futuro, este será tão obscuro quanto incerto.

Nenhum comentário: