quarta-feira, 9 de abril de 2008

Vontades



Robôs terráquios,


A tecnologia está se convergindo para máquinas com poder de julgar e decidir, Inteligência Artificial (IA). Jugar e decidir não é tão simples quanto beber água ou recarregar a bateria de um celular, tanto que nós humanos estamos a todo momento fugindo destes dois verbos e ansiamos em delegar tais ações para outrém - mesmo que estes sejam máquinas.

Para que não se julgue ou decidão tudo de forma ampla, principalmente quando há um casamento da Robótica com a Inteligência artificial, foram elaboradas leis:



1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal..

2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.


'Lei Zero': um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal.


Garotas e garotas,


Eu digo isso porque acho que meu computador está desenvolvendo vontade própria, isso pode ser terrível. Na tentativa de ligar o computador e atualizar nosso bate papo, precisei de um trabalho imensurável para chegar até aqui.

Espero que meu texto passe pela censura tecnológica de meu computador, uma vez que ele a todo momento inicia-se e reinicia-se interminavelmente.

Felizes são os nossos antepassados que passavam o dia inteiro caçando antas e correndo de tigres dentes de sabre, mal faziam idéia que dez mil anos mais tarde tornaríamos dependentes da "revolução tecnológica" a ponto de delegar nossa nessecidade de compreenção na velocidade do processador e na memória do HD.

Nenhum comentário: