terça-feira, 29 de abril de 2008

A hora do brasil



Ontem a noite não tive outra alternativa, escutei A Hora do Brasil, e neste post vou descrever minhas impressões sobre esse nobre programa de horário obrigatório.

Vamos começar pela narração, uma monotonia interminável, sem uma musiquinha de fundo, também conhecida com BG, o que torna os minutos eternos.

A passagem de um quadro para outro, uma vinhetinha morna. Para não dizer morta. Tudo é muito formal.

São quatro programas dentro de um único, um noticiário para o Executivo, um para o Legislativo, Judiciário e outro para o Tribunal de Contas...

O primeiro, Executivo, é um comercial institucional dos Ministérios do Executivo. Nem é preciso dizer que a função única e exclusiva é divulgar as "benfeitorias dos ministros", lógio a promoção destes é fundamental, não é governo Lula?

No programa do Judiciário, a maioria das notícias é com relação a interpretação de novas normas do ordenamento jurídico, são casos práticos.

O desastre está no programa do Poder Legislativo ( Jornal da Câmara e Jornal do Senado), bicho! aí temos um Horário Eleitoral Gratuito sem vergonha...É até embaraçoso, mas faz parte do jogo, o Governo como tem a maioria nas duas casas, adivinhe de quem o jornais falam bem????

Existem também os congressistas que auto-promovem no horário através de suas propostas de emendas constitucionais (PEC's).
Os textos, lidos geladamente pelos narradores, lembram uma cartilha. Não se aprofundam nos temas, a superficialidade é notoria e o jogral nos quinze últimos minutos é ridículo e irritante.
Enfim, a A Hora do Brasil é ruim...é a hora em que todos desligam o rádio. Com toda razão!

Nenhum comentário: