quinta-feira, 13 de março de 2008

Armadilhas


Governistas e oposicionistas,
Vocês acham que o governo perdeu arrecadação com o fim da CPMF?
Engana quem pensa que sim, e esse é exatamente o discurso que o Planalto faz; culpa o deputados e senadores pelo fim da contribuição e uma eventual paralização da máquina em virtude de um ajuste nas contas.
O fato é que sem a Contribuição Provisória sobre circulação Monetária e Finaceira, o governo fez uma grande engenharia fiscal para que não houvessem grandes perdas financeiras, e o que é pior, está arrecadando ainda mais.
Vamos entender a amardilha.
1) Dias após a queda da CPMF o ministro da fazenda anunciou aumentar a alíquota da CSLL e COFINS e IOF.
2)A tramitação da substituição PIS, COFINS e CIDE por um IVA (imposto sobre o Valor Agregado) federal. Minha pergunta: não teríamos aí uma bi-tributação tendo como referência que a base de cálculo do IPI também há incidência do valor agregado de um produto industrializado?
3) O aumento do salário mínimo para 415 reais. Houve um aumento do salário mínimo não acompanhado da flexibilização da tabela do Imposto de Renda, ou seja, mais pessoas saindo de isento e entrando na zona de incidência.
E toda essa engenhoca faz com que o governo arrecade cada vez mais em seu ano fiscal e jogue uma conversa mole de que o Brasil perdeu 40 bilhões com a morte da CPMF, dessa forma paralizando diversas obras do PAC e de investimentos vitais em infra-estrutura.

Nenhum comentário: