Vocês sabem o que tem em comum os filmes Central do Brasil, A Vida é Bela e Caçador de Pipas?
- São dramas infantis.
- Filmes "estrangeiros" com produções impecáveis.
- A montagem fotográfica que a todo momento interage com o enredo.
Vamos bater um papo sobre este terceiro aspecto, senhoras e senhores telespectadores.
Os filmes hollywoodianos, em sua grande maioria, também tem sua montagem fotográfica uma ferramenta para reforçar a narrativa, contudo, no caso dos três filmes, os respectivos cenários e a forma com que estes se atrelam com a trama se torna mais explícita e determinante do que aqueles.
A leveza da composição vai de encontro a um roteiro denso, obtendo como resultado um sutil contraste e aí os filmes Central do Brasil, A Vida é Bela e Caçador de Pipa saem da esfera de bons filmes para entrar no seleto grupo de filmes primorosos.
As favelas cariocas, as precárias ruas de Cabul e as condições inóspitas de um campo de concentração polonês, antes de falarem por si só, eles primeiramente dialogam com seus protagonistas, montando nos filmes uma válvula de escape para dissipar o peso de uma atmosfera com grande carga dramática.
Como a beleza em grande parte dos ângulos fotográficos, ficam os ensaios uma aula de estética para americano nenhum colocar defeito.
2 comentários:
Você esqueceu de falar que filme estrangeiro que mostra drama com criancinha é perfeito para ter indicação ao Oscar...
Abração!!!
A academia adora choro de criança
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