sábado, 15 de março de 2008

Cine art




Vocês sabem o que tem em comum os filmes Central do Brasil, A Vida é Bela e Caçador de Pipas?

  1. São dramas infantis.
  2. Filmes "estrangeiros" com produções impecáveis.
  3. A montagem fotográfica que a todo momento interage com o enredo.

Vamos bater um papo sobre este terceiro aspecto, senhoras e senhores telespectadores.

Os filmes hollywoodianos, em sua grande maioria, também tem sua montagem fotográfica uma ferramenta para reforçar a narrativa, contudo, no caso dos três filmes, os respectivos cenários e a forma com que estes se atrelam com a trama se torna mais explícita e determinante do que aqueles.

A leveza da composição vai de encontro a um roteiro denso, obtendo como resultado um sutil contraste e aí os filmes Central do Brasil, A Vida é Bela e Caçador de Pipa saem da esfera de bons filmes para entrar no seleto grupo de filmes primorosos.

As favelas cariocas, as precárias ruas de Cabul e as condições inóspitas de um campo de concentração polonês, antes de falarem por si só, eles primeiramente dialogam com seus protagonistas, montando nos filmes uma válvula de escape para dissipar o peso de uma atmosfera com grande carga dramática.

Como a beleza em grande parte dos ângulos fotográficos, ficam os ensaios uma aula de estética para americano nenhum colocar defeito.



2 comentários:

Sandy Sousa disse...

Você esqueceu de falar que filme estrangeiro que mostra drama com criancinha é perfeito para ter indicação ao Oscar...

Abração!!!

Renato Santiago disse...

A academia adora choro de criança