quinta-feira, 6 de março de 2008

Fluminense, uma mentira bem contada.



Fluminense 6X0 Arsenal. 2 Golaços de Dodô, 1 do Lateral Gabriel, 1 do bom camisa 10 Thiago Neves, 1 do artilheiro Washington e o último por Cícero, habilidoso meia atacante.
O Arsenal, quarto colocado do torneio Clausura na Argentina e com um ponto a menos que o líder Boca Júniors, foi um desastre ontem no Marcanã (RJ), não que todos esperassem um jogo duro entre Fluminense e o time argentino, mas porque a equipe de Sarandí acreditou na mentira contada pelo time carioca.
O Fluminense é uma mentira bem contada. Isso leva a duas conseqüências, num primeiro momento a estória dá certo, todos acreditam e o efeito desejado pelo mentiroso acontece, daí concluem que a mentira bem contada um dia pode se tornar numa verdade, o que é um erro.
Ninguém tem estrutura de enganar os outros o resto da vida, uma hora ou outra a verdade aparece. O fato verdadeiro é o oposto do falso, a vitória mascarada da equipe "pó de arroz" vai ruir num certo momento da linha do tempo.
Mas o que leva a concluir que o Tricolor das Laranjeiras é um time factóide? O elenco instável.
Vamos a uma análise:
  1. O goleiro Fernando Henrique não é confiável, falha em lances capitais. Ontem não foi exigido pois o ataque do Arsenal não funcionou (que ironia o destino nos prega!)
  2. Os laterais Thiago Silva e Júnior Cesar jogam avançados e tem pouco poder de marcação, o que é gravíssimo quando se está nas fases finais da libertadores. A opção seria Gustavo Neri que há tempos não joga da lateral, será que ainda joga???
  3. Thiago Silva e Luiz Alberto são os zagueiros centrais do Fluminense, foram exigidos poucas vezes ontem, mas nota-se que são bons na cobertura, talvez aí tenhamos um ponto forte.
  4. Ygor e Arouca, bons no desarme mas necessitam de um bom meia para dar um equilíbrio na hora da ligação para o ataque.
  5. Conca e Thiago Neves, a dupla de meias tricolores. O Conca faz a ligação entre os volantes e os atacantes. Têm bons passes e criatividade, porém não é um segundo homem por excelencia, pois sua marcação é muitíssimo precária. Principalmente quando a marcação precisa começar no campo adversário.
  6. Thiago Neves é um meia muito promissor, mais ainda não se firmou. A experiência de disputar uma Libertadores da América pode lapidar o jogador.
  7. Dodô é o artilheiro dos gols bonitos, mas em jogos que não são decisivos. Em partidas que o Fluminense mais precisa do artilheiro ele desaparece em campo.
  8. Washington, tem as mesmas características que Dodô em campo. O que setoriza o ataque só em jogadas no meio e diminui o leque de opções ofensivas. Washington necessita de um segundo atacante que abra espaços entre as laterais para ele se projetar no ataque. No esquema montado pelo Renato Gaúcho, ele disputará espaço com Dodô, tornando contraproducente seu estilo de jogo.

Um comentário:

Renato Santiago disse...

Caros amigos torcedores do fluminense. Não me interpretem mal.

O intuito deste artigo é só para mostrar que o time não tem competitividade. Não tem a força necessária para ser campeão da Taça Libertadores da América.
Com o atual elenco o que o Fuminese aspira é no máximo o campeonato carioca.
As contratações da diretoria do clube são questionáveis, a meu ver somente para encher os olhos dos torcedores.
Em campo, quando a bola está rolando, os pontos fracos que o time demonstra nas partidas são vitais para o insucesso da equipe num jogo muito pegado.
Também não esperem uma boa performance da equipe no Campeonato Brasileiro. A equipe precisa de reforços urgentemente se quer tomar o caminho de títulos das Américas, com este elenco não dará.