segunda-feira, 3 de março de 2008

Por que nós somos um?



Senhoras e senhores,

A sobrevivência é instintiva, todos os seres vivos lutam para sobreviver. É uma característica nata, nasce com o indivíduo.
Tais característica também se desenvolve na sociedade, pois a medida em que permanecemos unidos as chances de longividade aumentam. Grandes empresas com gestões sofisticadas entendem este mecanismo.
Elas montam um grande plano gerencial para atuarem nesta área. Responsabilidade Social e Ambiental é o nome dado a esse recurso pelo administradores.
Elas, as empresas, montam fundações privadas para melhor canalizar os recursos em setores como cultura, educação, desporto etc... É sabido que grande parte destes recursos voltam em forma de créditos fiscais para a coorporação (O Estado subsidiando áreas em que poderia estar atuando por si só).
O meio ambiente também é uma fatia do bolo que as empresas estão descobrindo. A certificação do Programa Carbon Free é uma forma de diferenciar no mercado e valorar a marca.
A rentabilidade financeira está na mesa do jogo dos negócios e da sobrevivência, seja ela do planeta ou da empresa. Mais e mais consumidores e inviestidores olham para os serviços prestados ao meio ambiente e à sociedade antes de decidir adquirir o produto ou serviço oferecido.
Certificações e selos são variáveis que auxiliam a decisão de compra ou investimento, bem como papel que o empreendimento exerce no seu meio ou mercado geográfico. A postura ética é fundamental.
Deixando de lado as intenções, certo é que as elas estão se mobilizando na responsabilidade e devolvendo para sociedade em forma de "benfeitorias" parte dos exorbitantes lucros que elas obtiveram ao longo dos anos.
As ações ainda são insuficientes e muitíssimo localizadas, mas a tendência é de alta, ou melhor, outras empresas despertam para estas ações e multiplicam suas atuações para outros ramos de carência social em outros estados da federação.

Ps: Anos atrás trabalhei em uma agência de publicidade. Meu primeiro projeto era implantar um plano estratégico de marketing a partir da responsabilidade social. O projeto foi engavetado e junto foi seu idealizador.

Acho que perderam uma grande oportunidade em se destacar neste mercadinho goianiano. Paciência, não é?!?!?!?

Só lembrando que Goiás ainda está engatinhando em ações empreendedoras de responsabilidade social e ambiental.

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